MPLA em queda livre em três eleições consecutivas
RESULTADOS. Nas eleições de 24 de Agosto de 2022, voto étnico, evidenciado nas eleições anteriores, não teve expressão. MPLA declarado vencedor, mas Unita, PRS e CASA-CE contestam, levando a crise ao contencioso. Caso o Tribunal reconheça os resultados da CNE, MPLA completará 52 anos de poder em 2027.
O MPLA, partido que governa Angola há 47 anos, volta a perder 25 assentos na Assembleia Nacional tal como nas eleições de 2017, em que viu reduzido o número de deputados de 175 (conquistados em 2012) para 150, segundo os resultados definitivos anunciados pela Comissão Nacional Eleitoral (CNE), entretanto recusados pela maioria da oposição que promete apresentar recurso com efeito suspensivo dentro do prazo legal (72 horas).
A oposição sustenta a sua contestação não apenas com as diversas irregularidades que foram apontadas ao longo do processo mas também com os resultados da contagem paralela que o maior partido da oposição diz estar a realizar, assim como o faz o Movimento Cívico Mudei.
Para ler o artigo completo no Jornal em PDF, faça já a sua assinatura, clicando em ‘Assine já’ no canto superior direito deste site.
“A Sonangol competia só com as empresas estrangeiras. Agora está a competir...